Fique por Dentro

I Encontro de Santuários motiva reitores e leigos para uma Igreja em saída

A Amex - Marketing e Comunicação Integrada promoveu, nos dias 14 e 15 de junho, o I Encontro de Santuários, Comunidades e Entidades Católicas. O Encontro, realizado no Hotel Recanto Wirapu’ru, em Fortaleza (CE), reuniu leigos e reitores de diversos Santuários do Brasil e contou com a participação do reitor, do diretor e da gerente de marketing do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

O reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre João Batista de Almeida, ministrou a palestra “Encontro com Deus, com os irmãos e irmãs de fé e consigo mesmo”, partilhando com o público as experiências e desafios enfrentados no Santuário Nacional, principalmente com a proximidade do Ano Jubilar Mariano, em que a Igreja celebra os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Neste momento de partilha, o reitor abriu espaço para que os demais reitores pudessem falar sobre a realidade que vivenciam em seus Santuários.

Na ocasião, padre João Batista apresentou o Estatuto e o Diretório do maior santuário mariano do mundo, servindo de referência e subsídio aos representantes presentes. O reitor pontuou, ainda, que um santuário deve ser local de encontro, oração, acolhida e transformação de vidas, oferecendo, além do serviço religioso, espaços de lazer, conhecimento, acolhimento e oração.

Encerrando o primeiro dia do Encontro, padre João Batista presidiu uma missa, que foi concelebrada pelo reitor da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Salvador (BA), pelo padre Edson Menezes da Silva, pelo reitor do Santuário Rainha do Sertão, EM Quixadá (CE), padre David Peter, e por demais padres.

No segundo dia do Encontro, a gerente de marketing do Santuário Nacional de Aparecida, Solange Parron, conduziu a palestra de tema “A Igreja, a Comunicação e o Marketing: O plano a serviço da missão”. Solange abordou a comunicação e o marketing dentro da Igreja e os desafios enfrentados pelo Santuário Nacional, apresentando o case da Campanha dos Devotos, a qual é uma das fundadoras. A gerente de marketing apontou a iniciativa como forma de atender aos fiéis que desejam contribuir efetivamente com o Santuário e afirmou que a campanha foi fator preponderante para que o Santuário chegasse ao patamar que hoje se encontra.

Em seguida, o diretor do Santuário Nacional de Aparecida, Marcos Spalding, iniciou a discussão dos temas “As novas mídias e a Evangelização” e “Captando recursos através de ações comerciais”. Spalding abordou as novas tendências e inovações tecnológicas, discutindo a importância das redes sociais, sites e mídias para a evangelização. Em um segundo momento, Spalding falou sobre captação de recursos financeiros para execução de obras e projetos.

A programação contou, ainda, com momentos de confraternização e oração. Encerrando o Encontro, os reitores e leigos participaram de um momento de partilha, troca de experiências e esclarecimento de dúvidas, com de material de apoio.

Por: Daniele Castro/AMEX
Fale conosco, queremos ser seu parceiro!
Ampliando horizontes
Estamos no Facebook