Fique por Dentro

Santuário: lugar de encontro do humano com o divino

O 21° Encontro de Santuários do Brasil reúne cerca de 80 reitores e representantes de santuários, de 23 a 27 de fevereiro, em Curitiba (PR).

O encontro foi organizado pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Instituto Salette, no bairro Jardim Social, da capital paranaense.

Durante estes cinco dias, as palestras e debates abordam temas comuns às pastorais e ações evangelizadoras dos santuários, como:

- “A mística missionária do Santuário e da Romaria”

- “O santuário como lugar de encontro”

- “Evangelii Gaudium e os santuários”

- “Paróquia, rede de comunidades e os santuários”.

- "Novas mídias e evangelização dos santuários”.

Entre os palestrantes, estão: padre João Batista de Almeida, CSsR, reitor do Santuário Nacional de Aparecida (SP) e padre Leomar Antônio Brustolin, bispo auxiliar nomeado de Caxias do Sul (RS).

Na terça-feira (24), padre João Batista apresentou o tema “O Santuário como lugar de encontro”, destacando as diferentes formas de encontro que um santuário proporciona, como nas celebrações, nos sacramentos e bênçãos. Ele ressaltou a partilha e troca de experiências que o Encontro proporciona a cada dois anos, especialmente para os novos reitores.

A palestra com o tema "A mística missionária do santuário e da Romaria", foi proferida por padre Alexandre Awi Mello, ISch, diretor nacional do Movimento de Schenstatt, que secretariou o Papa Francisco durante da Jornada Mundial da Juventude Rio – 2013. Ele defendeu a valorização e o respeito à religiosidade popular como expressão de fé do povo, e ainda destacou as ideias do Papa e da Igreja sobre os santuários e sua dinâmica. Ele enfatizou que o catolicismo valoriza o ser humano e todas as suas expressões, porque Deus quis se manifestar neste ser humano, com todas as suas características.

Padre Alexandre enfatizou que o santuário é espaço de todos, onde, a partir da pluralidade do ser humano que o visita, a Igreja quer evangelizar e levar a fé em sua totalidade, sempre com espírito de acolhida.

Atualmente, a Igreja Católica tem centenas de santuários, entre os quais, o maior santuário mariano do mundo, dedicado à sua Padroeira do Brasil. O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida recebeu mais 12 milhões de pessoas em 2014 e, assim como outros santuários do Brasil, continua registrando movimento crescente de visitantes.

Por: José Expedito da Silva
Fale conosco, queremos ser seu parceiro!
Ampliando horizontes
Estamos no Facebook